PERIODONTIA
(LIMPEZA/RASPAGEM)
É a especialidade responsável pela prevenção e tratamento das doenças que acometem os tecidos que sustentam e protegem os dentes (gengiva e osso).
A gengiva é o tecido que reveste o osso que sustenta os dentes. Em virtude da má higiene, do fumo, do stress, da baixa imunidade e de maus hábitos alimentares, a gengiva fica fragilizada às infecções decorrentes de bactérias, que denominamos como DOENÇA PERIODONTAL.
É uma infecção causada por bactérias que afeta os tecidos que rodeiam os dentes e caracteriza-se pela formação de um espaço indesejável entre a gengiva e o dente, chamado de bolsa periodontal, a qual favorece o acúmulo de resíduos alimentares e bactérias.
A doença periodontal é a principal causadora da perda de dentes em adultos. A sua prevenção pode ser feita unicamente removendo a placa bacteriana através de limpeza bucal doméstica com fio dental e escova, incluindo limpezas periódicas feitas pelo dentista.
O sinal mais característico é o sangramento da gengiva, mas devemos estar atentos também para alterações na posição dos dentes, mobilidade (sentir os dentes moles), inchaço etc
É feito com a remoção da placa bacteriana que fica nos dentes e “dentro da gengiva” através de raspagem e alisamento das raízes dos dentes. A doença periodontal pode deixar como sequelas alterações estéticas como deslocamento na posição do dente, ou até a “perder” o dente, sendo necessário extraí-lo (arrancar o dente), o que vai variar conforme o grau de desenvolvimento da doença.
A limpeza periódica no mínimo de 6 em 6 meses no dentista, lhe ajudará a não desenvolver essa doença que é muito séria. Lembrando que se você já identifica esses sinais na sua boca, a visita com o dentista deve ser o mais rápido possível, para eliminação mais rápida e eficaz do foco de infecção, porém o cuidado rotineiro com a higienização bucal faz toda diferença.
A resposta para essas perguntas pertencem a essa especialidade também, pois existem cirurgias periodontais capazes de transformar seu sorriso esteticamente e sem dúvidas nas suas funções também. Por exemplo, o paciente apresenta “dente curto” e devido ao excesso da gengiva, fazemos um planejamento cirúrgico para remover esse excesso que na maioria das vezes trazem resultados estéticos bem satisfatórios, deixando os dentes maiores, mais harmônicos, porém, essas cirurgias periodontais, não são indicadas para todos os casos. São cirurgias simples, mas que exigem um bom planejamento para não causar nenhum dano irreversível e como toda cirurgia é preciso manter os cuidados pós operatórios.
Agende sua consulta com nossa equipe.